terça-feira, 21 de junho de 2011

Introdução




A cultura nordestina apresenta características das três diferentes etnias que formaram o seu povo: índios, negros e europeus, motivo pelo qual se tornou muito rica e diversificada.
Estudar as riquezas desse povo, suas raízes culturais, será uma ótima oportunidade de perceber que os aspectos sociais da região nordeste trazem elementos próprios, como a linguagem, os símbolos que representam os fatos históricos ali acontecidos, além da arte, alimentação, etc.
A partir disso procure recolher o máximo de informações sobre o tema para partilhar com seus colegas.

Tarefa



1- Seu desafio é investigar e procurar obter o máximo de informações sobre a cultura nordestina (em especifico Bahia, Pernambuco e Sergipe), pois a riqueza cultural dessa região é visível para além de suas manifestações folclóricas e culturais. Agora elabore um texto que deve conter:
- Informações sobre cultura nordestina
- Quais principais pontos turísticos
- Quais os tipos de artesanatos são realizados
-  Quais são as comidas típicas mais famosas

2- Sua tarefa é conscientizar a importância de saber um pouco mais sobre a cultura nordestina já que  esta faz parte do nosso processo histórico.
- Pesquisar sobre o marco histórico que deram origem aos pontos turísticos, aos tipos de artesanato e as comidas típicas.

Processo

Para desenvolver essa tarefa será necessário seguir as seguintes instruções:
1- Formar grupos de 4 alunos;
2- Pesquisar na Internet.

Recursos


Bahia
  • Ponto turístico
  • Artesanato
  • Comidas típicas
Pernambuco
  • Ponto turístico
  • Artesanato
  • Comidas típicas

Sergipe
  • Pontos turísticos
  • Artesanato
  • Comidas típicas

Avaliação

As crianças serão avaliadas em todo o processo, primeiro será observada a utilização das fontes de pesquisas, a criatividade na escrita dos textos, em seguida o envolvimento da busca das imagens e por fim a organização na montagem dos painéis e sua apresentação.

Conclusão

Concluímos que é de suma importância abordar o tema cultura nordestina em quaisquer series visto que essa abordagem é o que toma a vida humana possível no mundo. Ela é ao mesmo tempo, um produto já elaborada pelas gerações que nos precederam e um processo contínuo de adaptação dessa herança recebida a novos modos de vida, novos problemas, novas necessidades. E nesse processo a cultura nordestina é um campo privilegiado por sua vasta diversidade.

Creditos

Karen Louisa
Mariângela Teixeira
Roberta Coêlho